FERRO (Gan)
Chamado popularmente de " ferro " em forma cilindríca e as vezes meio achatada, com uma haste de ferro fino tocado por mulheres que seguindo a tradição chamamos de GANTÓSÍ (ferreira ou tocadeira de ferro)
ABATÁ
Chamado também de " Tambor da Frente " , originou-se entre o povo da Casa de Nagô Abioton e hoje serve de modelo para praticamente quase todos os Terreiros do estado do Maranhão e Fora dele.
É um Instrumento confeccionado a partir de pedaços de tronco oco, pedaços de cano grosso ou folhas de zinco em forma de cilindro , com duas membranas cobertas por couro de veado, cobra, cabra ou cabrito, variante de acordo com tradição de seu dono, assim como já presenciei casas com tambores de fibra de vidro. Tem seu nome particular ou privado que é um dos segredos da casa, alguns Terreiros costumam pintar um nome ou titulo em cavaletes de madeira (que sustentam o instrumento) homenageando seu dono ou alguma entidade da casa.
O Abatá também passa por fundamentos internos tais como introdução de elementos naturais, banhos, preparos próprios, unguentos, descanso, batismo etc...
E quem faz uso desse instrumento, tira seu som é chamado de OLÚBATÁ ou no popular "Abatazeiro " e consegue tirar dele 4 a 5 ritmos cadenciados e cada ritmo com seu nome em dialeto.
JÁ DIZIA O POVO ANTIGO :
"Quando um Tambor de Mina é bem tocado, vai buscar Povo do Fundo e do Mundo "
"Curador quando chama ou invoca o nome do Tambor, têm que dizer pra quem é e pra qual direção vai seu valor"
"Eu conheço encantados que amanhecem cantando no Tambor sem perceber que a hora está passando".
SALVE O POVO NAGOENSE !!!!
🎵🎵
ESTAVA DORMINDO,
TAMBOR ME CHAMOU
ESTAVA SONHANDO
TAMBOR ME ACORDOU
🎵🎵
🎵🎵
EU TAVA LONGE QUANDO OUVI TAMBOR RUFAR...
FOI A MARÉ QUE BATEU NA PONTA GROSSA.
É SINAL QUE TEM FESTA LÁ NO MAR
🎵🎵
#ACALUZ
TEXTO: Márcio Arthur
Adaptação: Adriano Figueiredo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário