terça-feira, 30 de setembro de 2014

Cirio de Nossa Senhora de Nazaré


Mas um círio em Belém do Pará e não poderíamos deixar de fazer esta homenagem a Nossa Senhora de Nazaré é um dos títulos dados a Maria, mãe de Jesus. A devoção teve início em Portugal e espalhou-se pelas colônias portuguesas. No Brasil, a devoção a Nossa Senhora de Nazaré tem grande expressão em aqui em Belém (Pará) através do Círio de Nazaré, que se tornou uma das maiores procissões católicas do mundo, reunindo anualmente cerca de dois milhões de pessoas.

Aqui no Pará...No mês de Outubro, A devoção à Nossa Senhora de Nazaré, de origem portuguesa. Introduzida pelos jesuítas, há mais de 200 anos é cultuada na festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Um pouco de história: Consta que a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi encontrada pelo caboclo Plácido José de Souza no ano de 1700, às margens do igarapé Murucutu. Levou para sua casa e no dia seguinte a imagem havia desaparecido. O caboclo tornou a encontrá-la no igarapé, recolhendo-a novamente. O fato repetiu-se várias vezes até que foi construída uma pequena capela no local. Com o aumento da devoção, foi construída a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré nesta localidade, hoje Belém do Pará.

Procissões semelhantes ocorrem no estado em Cametá, Marabá, Mãe do Rio, Macapazinho, São Miguel do Guamá, Soure, São João de Pirabas, Vigia.

Curiosidade: Antigamente e ainda em alguns terreiros aqui no Pará, param suas atividades na semana do Círio para homenagear a santa nas atividades católicas.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

COSME E DAMIÃO



A ACALUZ fará sua festa no dia 27 de setembro, dia pertencente a eles. Traga suas crianças para brincarem conosco. Vai ser divertido, de muito axé e muita alegria.

Um pouco de sua história na holística umbandista:

Cosme e Damião foram dois irmãos e médicos, martirizados, eram chamados de Anaryroi, ou seja, "os sem dinheiro" por causa dos seus serviços de caridade.

Eles estudaram medicina na Síria e ficaram famosos pelas suas habilidades, as quais eles usavam para curar pessoas sem cobrar nenhuma taxa ou consulta.

Algumas das suas curas são tidas como milagrosas.

Durante a perseguição aos cristãos, os irmãos foram presos e levados à frente de Lysias, governador de Cilicia em Cyrrhus (moderna Turquia). Eles foram torturados e por fim decapitados.

Diz a tradição que eles, milagrosamente não sentiam as torturas com fogo, água, óleo fervendo, ou a roda por isso foram finalmente decapitados.

As relíquias de Cosme e Damião, mais tarde foram levadas para Roma.

Na Idade Média muitas lendas as mais lindas, sempre os envolveram.

Na arte litúrgica da igreja eles são mostrados como médicos, segurando instrumentos cirúrgicos. Eles são os patronos dos médicos, junto com São Lucas, e padroeiros de Florença, dos químicos e farmacêuticos.

Alguns escolares os afirmam eram gêmeos e com isso eles são considerados também padroeiros dos gêmeos.

São muito venerados na Grécia, Rússia e na Igreja Ortodoxa.

Sincretismo

Na época da escravatura os escravos africanos criaram uma maneira engenhosa de enganar o Senhor do Engenho.

Invocavam os seus deuses Orixá, Oxalá, Ogum como Sebastião, Jorge e Jesus, e ainda outros como Crispim, etc. Isto é chamado de sincretismo.

Erê e Curumim eram invocados como Cosme e Damião e sua festa é celebrada por eles no dia 27 de setembro, dia de São Vicente de Paulo.

Parece que o costume de distribuir doces as crianças, no dia 27, também foi um costume introduzido pela Umbanda.

TERCEIRA LINHA DA UMBANDA

YORI – A MANIFESTAÇÃO DA POTÊNCIA DIVINA

Representa para o ser humano o terceiro raio cósmico, a inteligência ativa. É a energia dirigida em ondas puras. É a inteligência e o domínio das ciências.

YORI é a energia dos anjos de Olorum, Deus supremo do povo iorubá, criador do mundo É a potência divina manifestando-se e formando a coroa dos inocentes do espaço.

Representa a manifestação da criação em toda a sua pureza ( da potência criadora do pai e da mãe nasce o filho). sendo considerada como a única linha que consegue realmente dominar a magia como um todo.

Todas as forças para entrarem ou saírem da aruanda (céu, morada das entidades superiores) tem que passar pela vibração de criança. Uma criança do espaço brincando com um carrinho, uma bola está em trabalho de descarrego fluídico.

O sentido mágico desta força está na formação da palavra:

YO= vitalidade saindo da luz ou da energia e
RI= rei ou potência maior manifestando-se.

Isto significa que YORI é a força que representa a manifestação da potência que sai da luz ou da energia.

É a linha de grande força que irradia a alegria que ronda as matas, os rios, as praias, as pedreiras os campos floridos, os jardins e todos os lugares em que se fizer necessária a sua ajuda de força.

PLANETA REGENTE - MERCÚRIO
ARCANJO - RAFAEL
DIA DE COMEMORAÇÃO – 27 DE SETEMBRO
COR VIBRATÓRIA – COR DE ROSA OU AZUL
LOCAL PARA OFERENDAS - CONFORME A VIBRAÇÃO
CHACRA CORRESPONDENTE - LARÍNGEO
PEDRAS CORRESPONDENTES - TURMALINA VERDE, E QUARTZO VERDE.
SUAS LEGIÕES:
1) TUPANZINHO
2) DOUM
3) ALABÁ
4) DANSU
5) SANSU
6) DAMIÃO (CRISPINIANO)
7) COSME (CRISPIM)


1) TUPANZINHO
Legião de crianças, na sua maioria de índios, cuja força de sua irradiação está presente nas matas e em todos os lugares onde existem grama e mato verde.

Elas se cruzam com a linha de Oxossi e protegem os lenhadores e os animais.

Vibram nas cores rosa e verde e aceitam em suas obrigações o guaraná, doces em geral, apetrechos indígenas bem enfeitados, velas rosa, pano rosa e fitas verdes.


2) DOUM
Legião de crianças que nasceram no cativeiro e eram filhos de pais africanos ou africanos com índios.

Possuidora de grande força e divindade, a legião de Doum é conhecida pela ação de sua força curativa e de grandes trabalhos, fazendo sentir suas radiações nas praias e jardins.

Costuma proteger os médicos e os enfermos, dando aos primeiros, descontração no atendimento e aos segundos a alegria de viver.

Vibra na cor rosa (flores, velas, pano, fitas), aceita guaraná, doces em geral. Sua vibração cruza-se com a linha dos Pretos Velhos.


3) ALABÁ
Legião de espíritos de crianças, cujo reino está cruzado entre a guerra e a cachoeira, e desta cruza-se com o mar, formando um círculo entre a força, o amor e a bondade.

De seu cruzamento com Ogum recebe a força, o amor e a bondade.

De seu cruzamento com Ogum recebe a força protetora; de seu cruzamento com Oxumaré (orixá do arco-íris, preside o bom tempo ) recebe a força mágica do amor: do seu cruzamento com Yemanjá recebe a força da geração e da bondade.

Protege os que vão para a guerra, dando bondade e resignação aos que vestem farda.

Aceita em suas obrigações guaraná, doces em geral, vela rosa, fita vermelha, pano rosa e flores diversas.

As cores do arco-íris atraem muito os espíritos desta legião. Suas obrigações são entregues na parte de baixo da cachoeira, em dias ensolarados.


4) DANSU
Legião de espíritos de crianças, cuja radiação de força cruza com Xangô.

Seu local de circulação são as pedras das cachoeiras e banhadas por suas águas.

Sendo uma energia cósmica, chega a Terra com os temporais, guardando e protegendo as crianças e adultos dos perigos das tormentas, materiais ou espirituais.

Acompanham as entidades correspondentes à vibração de Xangô. Aceitam em suas obrigações guaraná, doces em geral, vela rosa, fita marrom, seixos rolados.


5) SANSU
Legião de espíritos de crianças do sexo feminino, cuja vibração corresponde à energia que parte do esplendor de Olorum (DEUS), como filha de Yemanjá, para irradiar sobre a Terra a sua onda de ternura.

Os africanos apresentam-na como sendo a estrela maior que com as outras três, forma o Cruzeiro do Sul que se reflete no mar.

Aceita em suas obrigações, guaraná, doces em geral, vela rosa, fita azul-claro, conchas e outras coisas do mar, sendo tudo entregue na praia.


6) DAMIÃO
Legião de espíritos de crianças, cuja radiação de força cruza com Cosme e Doum, assumindo as características das duas forças.

Vibra na cor rosa e aceita em suas obrigações, guaraná, doces em geral, vela rosa, fita branca, flores brancas, sendo tudo entregue em jardins ou praias.


7) COSME
Legião de espíritos das crianças que vibram com Oxalá.

É Cosme quem cuida dos inocentes do espaço, crianças que partiram da Terra e que são guardadas por ele e alimentadas com mel, pois o mel da abelha é considerado o alimento puro da natureza.

Vibra nas cores rosa e branca e aceita em suas obrigações, guaraná, doces em geral, vela rosa, fitas brancas e mel de abelha, sendo tudo entregue em jardins bem floridos.

- ERVAS
As mais utilizadas são as seguintes: folha de amoreira, folhas de manjericão, alfazema, flores de camomila, erva-doce e trevo.


Por. Adriano Figueiredo Leite – Presidente da ACALUZ
Pesquisa – Diego Bragança de Moura – Historiador da ACALUZ
Texto - Elizabeth Miriam N. Passos - Diretora Espiritual FSMYBZ


domingo, 14 de setembro de 2014

Comentário em Postagens

Saudações em nome de minha mãe Oxum e meu Pai Xangô, venho pedir encarecidamente que todos que não são de nossa Religião, ou que tenham curiosidade de estudar, que façam o favor de ler, imprimir, compartilhar, mas sem comentários chulos ou grosseiros. Se não gosta de nossa religião não precisa criticar, nem muito menos utilizar palavrões, existe uma forma simples de resolver, não pesquise coisas que não agradam os seus princípios religiosos. Do que adianta você cultuar outra Religião e vir aqui dá uma espiadinha, do tipo de alguém que não tem o que fazer e fica zombando de nossa amada Religião. Aqui dividimos conhecimento e fundamentos da Umbanda e do Candomblé, em momento algum iremos ofender o seguimento religioso de ninguém. Ao invés de me criticar e criticar meus irmãos de fé, plante arvores frutíferas para você ter o que colher. não será vindo aqui deixar recados absurdos me dizendo que sou seguidor do demônio que você vai se dar bem. Deus ama a todos independente de Religião, reze por mim e eu rezo por você. Muito Axé e muita Luz para você e sua família.

Por. Adriano Figueiredo Leite - Presidente da ACALUZ.
e-mail: acaluz1@hotmail.com / adrianomeliko@gmail.com 

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

A Pemba, Cores e Virtudes

1. A Pemba

A Pemba é objeto permanente aos rituais africanos mais antigos que se conhecem, fabricados com o pó extraído dos montes brancos KABANDA e água do Rio Divino U-Sil, é empregada em todos os rituais, cerimônias, festas, reuniões ou solenidades africanas.
Nas tribos de Umbanda, Bacongo e Congos, é usada a Pemba.

2. A Virtude da Pemba:
O Pó da Pemba espalhado na casa evita a entrada de maus inimigos, posto um pouco de pó de arroz e aplicado ao rosto atrai simpatias, um signo de salomão feito com pemba, atrás da porta chama a felicidade, um pedido escrito com a pemba, quase sempre é atendido.
É porém nas sessões de magia africana que predomina a Pemba, os signos e riscos traçados, etc, feitos pelos iniciados nas sessões tem propriedade tais que não se pode descrer. A Pemba é um dos maiores talismãs que se conhece.

3. A Magia da Pemba na Umbanda:


Pode-se afirmar que a Pemba é um instrumento Sagrado da Umbanda, pois nada se pode fazer com segurança sem os Pontos Riscados por ela. A Pemba é confeccionada em Calcário e modelada em formato ovóide alongado e serve para ao riscar um ponto, estabelecer Ritualisticamente o Contato Vibratório com as Energias Astrais.  A Pemba serve também a outras determinações ordenadas pelos Guias, muito utilizada na mistura com outros elementos a fim de promover limpeza áurica no ambiente e nos médiuns durante a abertura dos trabalhos mediúnicos. A Pemba pode ser encontrada nas mais variadas cores, as quais são utilizadas pelas entidades ou pelo sacerdote de acordo com o que se deseja obter. 
Na antiguidade, os velhos magos, experimentados e tarimbados na magia etéreo-física, preparavam a pemba, numa mistura homogênea de certos elementos minerais e vegetais da Natureza, que depois eram imantadas e consagradas, tornando-se poderosos instrumentos na magia. Hoje, raros são aqueles que conhecem a verdadeira confecção de uma verdadeira 
Pemba. As que se encontram a venda nas casas do ramo são somente feitas de calcário, desprovidas de todos os materiais necessários à sua efetivação magística. Quando um Guia Espiritual, verdadeiramente incorporado pega uma Pemba na mão, esta, imediatamente torna-se imantada e pronta para o uso Magístico; quando acaba de utilizá-la, volta a ser simplesmente um Pemba comum. 
Quanto ao uso da Pemba, estude o sentido e o valor das cores. Só utilize a Pemba Preta aquele que for autorizado para tal. Na Umbanda o mais usual é o trabalho com Pemba Branca, Azul, Verde, Rosa, Laranja, Roxa, Lilás, Amarela, Vermelha, etc. Lembrem mais uma vez, que todo ponto riscado é magia, com toda simbologia de sua grafia e ondas vibratórias. Por exemplo, a suástica como símbolo sagrado, cuja utilização data de tempos imemoriais, símbolo este utilizado até mesmo pelos Papas da religião Católica, teve suas ondas invertidas pelos pseudo-arianos e como símbolo, acobertou e direcionou a Segunda Guerra Mundial. 
É interessante também observar que, quando um filho de Umbanda se apresenta perturbado dentro de um templo, muitas vezes notamos um Guia Espiritual (ou mesmo um sacerdote gabaritado) cruzar seu corpo com Pemba. Isso representa a Escrita Divina, através da magia para chamar à razão a entidade obsessora, afim de que ela possa conhecer por meio deste traçado cabalístico, o seu erro e abandonar esse filho que até então obsedava, como também riscar um ponto de proteção ao filho. 
Assim pode-se afirmar sem sombra de dúvidas que sem os pontos riscados nada se poderia fazer com segurança na Umbanda. 
O que devemos ter cuidado é quando achamos que somente basta riscar setas, ondas, sol, lua, círculos, quadrados, espirais, estrelas (de todas as pontas), raios, etc, que estaremos riscando a Lei de Pemba em sua totalidade. Ledo engano. Ali esta impresso um grafia geométrica sagrada, funcional para certos aspectos, mas somente uma grafia geométrica (tão bem explanada pela radiônica e pela Cabala Hebraica), mas nunca a Lei de Pemba em sua amplitude. Não basta olharmos um ponto riscado e simplesmente dizermos: Esse Ponto é da vibração de Yansã, Ogum e tem Yemanjá também. Ou mesmo dizer: O Caboclo que riscou o ponto é de Oxossi; tem Xangô e Omulú. Pergunto: Pra que? Por que? O que quer dizer? Que ordem esta emanando? Que forças estão sendo ordenadas e comandadas? Complicado né. Portanto, não é seguro riscar Pemba a torto e a direita, achando estar investido de forças celestes, para realizar atos magisticos que você mesmo não é conhecedor. 

Por. Adriano Figueiredo Leite - Presidente da ACALUZ
Historiador: Diego Bragança de Moura
Fonte de Pesquisa: 
http://umbandacaminhodaferitosdeumba.blogspot.com.br/2008/10/magia-da-pemba.html
www.acaluz1.blogspot.com